quarta-feira, 28 de maio de 2008

Obesidade vs Publicidade


A obesidade é uma realidade em Portugal, sobretudo entre os mais jovens. Os estudos existentes apontam para uma percentagem de 31,5% dos adolescentes portugueses (entre os 9 e 16 anos) com excesso de peso. A Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) considera que este é "um problema de saúde pública" e aponta o dedo à indústria alimentar e aos anunciantes.

A Organização Mundial de Saúde já considerou que a obesidade é a epidemia do século XXI.


Os anúncios a guloseimas, batatas fritas e refrigerantes invadem os espaços televisivos infantis, e os nutricionistas não têm dúvidas: "Para que o combate às doenças associadas aos maus hábitos alimentares seja eficaz é urgente reduzir o volume e o impacto da promoção comercial de alimentos e bebidas dirigidas às crianças."Quem está na outra ponta do problema devolve a acusação. "Acusar a indústria e a publicidade é uma forma fácil de contornar o problema. É evidente que a comunicação influencia comportamentos, mas o problema da obesidade é multidisciplinar. Envolve um conjunto de razões e a sua resolução passa por contributos e de várias entidades", argumenta Manuela Botelho, da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). E dá alguns exemplos de boas práticas por parte dos industriais, ao mesmo tempo que defende as potencialidades da auto-regulação, referindo-se aos códigos já aprovados pelos sócios.

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