quinta-feira, 17 de abril de 2008

Causas da obesidade.

A imagem corporal é o nosso cartão de visita, principalmente na adolescência, onde a aparência corporal determina a aceitação num grupo. A necessidade de ser bem visto e aceite é vital para o desenvolvimento da personalidade. As causas da actual epidemia de obesidade não são claras. São várias as causas possíveis para este problema, mas destacaremos apenas quatro:

  • Excesso de ingestão: neste aspecto, a obesidade é uma doença da civilização. Actualmente, alguns têm à disposição alimentos industrializados, muito palatáveis*, e altamente calóricos. A ingestão de alimentos contendo altos teores de gordura, tem sido considerado o grande vilão causador da obesidade. 0 factor psicológico que influencia a ingestão também é muito importante. Desde pequenos que aprendemos que comida é um “prémio”, pois os acontecimentos mais importantes da nossa vida são sempre comemorados com abundância de comida. Basta nos sentirmos frustrados, stressados, angustiados, para querer uma compensação.

  • Falta de actividade física: a redução no tempo gasto em actividades físicas e o aumento desse tempo em actividades sedentárias, contribui em muito para a obesidade. Existem dois tipos de actividade física: a programada e a não programada. A actividade física programada tem aumentado nos últimos tempos, mas apenas uma pequena parcela da população, enquanto que a actividade física não programada tem diminuído na medida em que aumentam os confortos da vida moderna: comandos de TV, elevadores, automóveis, escadas rolantes, extensões de telefone por toda a casa.

  • Tendência genética: vários estudos têm demonstrado que a genética desempenha um papel fundamental na génese da obesidade. Quando os pais têm peso normal, 10% dos filhos são obesos; quando um dos pais é obeso, 50% dos filhos são obesos; e quando ambos os pais são obesos, a probabilidade de filhos obesos sobe para 80%.

  • Problemas glandulares: não são as causas mais comuns deste problema, mas devem ser mencionadas. Alterações na função da glândula tiróide* e supra-renal* podem ser responsáveis por um descontrolo hormonal que leva ao aumento descontrolado de peso.

Sem comentários: