quinta-feira, 6 de março de 2008

O que são distúrbios alimentares?


São doenças psiquiátricas cuja origem está na interacção de factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar. Devem-se à pressão cultural e ocorrem predominantemente nos países industrializados, tendo uma incidência menor nos países pouco desenvolvidos e fora do mundo ocidental.



A insatisfação e a preocupação com o peso podem contribuir, juntamente com outros factores, para um aumento da vulnerabilidade, que por sua vez pode conduzir a uma dieta radical ou à ingestão compulsiva.



A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são jovens. Uma das razões pelas quais esta faixa etária é mais vulnerável a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal".



Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.

terça-feira, 4 de março de 2008

Todos diferentes, todos iguais.


Todos nós comemos, não só porque necessitamos de o fazer, como também porque nos dá prazer. No entanto, como em qualquer comportamento humano, o modo de nos alimentarmos varia grandemente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. Mas algumas pessoas chegam ao extremo de se magoarem a si mesmas, comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva.